O que é Malware e como é que o removemos/prevenimos?

Malware é um significado abreviado de "Software malicioso". É um software que foi criado especificamente para corromper ou danificar um computador. Existem vários tipos de malware. Estes incluem spyware, worms, keyloggers... praticamente qualquer programa que se destine a invadir e causar danos ao seu PC.

Hoje em dia, a maioria dos programas de malware são criados de alguma forma gerando dinheiro, seja por meio do roubo de dados bancários ou de outras informações confidenciais (spyware), logs de palavras-passe (keyloggers) ou corrupção de ficheiros, forçando a vítima a pagar um resgate (ransomware).

Como podemos ver, o Malware não é um bom tipo de software, então provavelmente está-se a  perguntar se é possível removê-lo e como vai removê-lo se tiver a menor chance de tê-lo no seu dispositivo. A boa notícia é que é muito fácil de remover, desde que tenha o software correcto de remoção de malware.

Um limpador de malware é um software que combate os efeitos colaterais negativos / efeitos dos vírus informáticos e no nosso caso, o malware. Este software inteligente pode até mesmo impedir a instalação de malware ao monitorizar constantemente os serviços e processos no seu dispositivo. Uma vez detectada uma mudança no sistema ou num programa, este pede permissão para executar o antivírus e inspecioná-lo. Dependendo do tipo de programa (vírus ou não) será obtido um resultado diferente. Se for seguro, o programa poderá ser executado, se não for bloqueado e posteriormente colocado em quarentena (colocá-lo num estado onde o programa não pode ser usado).

Se suspeita que a sua máquina já tem malware instalado, a instalação de um software anti-malware ainda pode ajudá-lo. Uma vez instalado, pode analisar todo o dispositivo para detectar qualquer software mal-intencionado e, a partir daqui, caso seja necessário, removê-lo. 

Ocasionalmente, os sistemas operacionais devem ser reinstalados para que o malware seja removido, isso pode custar muito dinheiro, pois um consultor profissional de TI precisará de olhar para o seu PC. Por que não tentar uma análise de malware livre antes de dar esse passo?

Em alguns casos extremamente raros, o malware pode ser tão brutal que causa danos físicos aos componentes do seu computador. Infelizmente nesta fase um antivírus pode não ser suficiente mas recomendamos sempre começar com um..



Divulgação de Publicidade

As nossas pontuações, visualizações, classificações e avaliações são exclusivas para 10melhoresantivirus.com e Top10BestAntiVirus.com. Fazemos o nosso melhor para manter todas as informações atualizadas e precisas, mas não podemos garantir isto ao ambiente em constante mudança dos antivírus. Para manter o nosso serviço gratuitamente, actue como afiliado e receba compensações monetárias das empresas apresentadas no nosso site.